25 novembro 2017

HÁ CINQUENTA ANOS: O DILÚVIO

Meio século depois, soube mais sobre a tragédia agora  do que na altura dos acontecimentos.
Recordo-me bem dessa fatídica noite: Era sábado e eu estava de serviço no Regimento de Cavalaria 4 (RC4) em Santa Margarida. Foi uma noite de intensa invernia, mas sem quaisquer consequências nefastas para o quartel, situado num ponto elevado, como muitos saberão. Havia no gabinete do Oficial de Dia um aparelho de rádio, pelo qual me fui apercebendo que as coisas não corriam bem, mas não tive a noção da amplitude da desgraça.
As instalações do RC4 ou RCSM (foto recente da NET)

Eu era um "aspirante miliciano" recente, do curso que terminara em Setembro de 1967 na EPC de Santarém. Aqui em Sta. Margarida passei uns (poucos) meses de "dolce far niente" até ser mobilizado para a nossa 2415.
A Igreja
O Campo Militar de Santa Margarida era composto por diversas unidades, com os quartéis ladeando uma enorme avenida ( a qual, dizia-se, podia servir de pista de aviação). No topo da avenida havia uma igreja, e o RC4 era o último à esquerda de quem sobe...
A entrada do Campo Militar e a avenida...
(foto recente , da NET)
Entre outras comodidades havia um cinema, e o primeiro filme que lá vi tinha o sugestivo título de VIVA O DESCANSO ...

Sem comentários:

Enviar um comentário