10 abril 2014

H M R 2 : Uma homenagem e um apelo

Por: F. Santa
CENTRO DE SAÚDE MILITAR DO CENTRO
HOSPITAL MILITAR REGIONAL Nº 2
 Nunca é demais falar do Centro de Saúde militar de Coimbra e, deste modo, através do nosso blog, prestar-lhe também a devida homenagem, por ter prestado e vindo a prestar neste momento, tudo o que é de bom a toda a família militar (de todos os ramos) e muito especialmente àqueles que no Ultramar combateram, mormente aos que ficaram deficientes.


Vamos então contar um pouco da sua história, começando pelo brasão:
Escudo de púrpura três estrelas de oito pontas de oiro; Elmo militar, de prata, forrado de vermelho, a três quartos para a dextra; Correia de vermelho perfilado a oiro; Paquife de virol de púrpura de oiro; Timbre: uma cabra saltante sainte de oiro; Divisa num listel de branco ondulado, sotoposto ao escudo, em letras de negro, maiúsculas, de estilo elzevir: “CURAR VENCER”.
 
Simbologia:
As estrelas, em preito de homenagem aos Carmelitas descalços que, no ano longínquo de 1606, para instalar o Colégio de S. José dos Marianos, erigiram o edifício onde hoje se encontra o Hospital; A cabra representa de modo falante o celebrado sino da vetusta Torre da Universidade, inconfundível “ex-libris” da cidade onde se localiza o Hospital e, simultaneamente, o sino dos antigos cujo soar, nas crenças de antanho, tinha o poder de exorcizar o mal e a doença; A Divisa “CURAR É VENCER” resume a mística daqueles que optaram pelo quotidiano combate contra a dor e contra a morte.
O oiro a fé nos próprios recursos enraizada em matura sabedoria; A Púrpura a humana ciência aplicada ao cumprir do dever.
     
                                              COMO NASCEU:
Texto cedido pelo Hospital


Pelos seus anos (dia 26 de maio) aqui vão neste simples blog os parabéns de todos nós e a sincera homenagem a este hospital e muito especialmente ao Exmo. Sr. Director Tcor. Dr. Andrade, médicos, enfermeiros e restante pessoal, que tanto nos têm dado. É graças a todos eles que todos os camaradas da zona centro têm a sua (desculpem a expressão) saúde em dia. Merecem todo o nosso louvor pela sua dedicação e coragem para manter o hospital a funcionar com uma óptima qualidade nos tempos que correm.

                                   UM MUITO OBRIGADO A TODOS


Que os nossos governantes nunca pensem em fechar-lhe as portas!

(imagem do Google)


Do camarada Ex. Furriel Santa, um grande abraço para todos com sabor a amêndoa (ou não estivesse-mos a caminhar para a Páscoa!!).

1 comentário:

  1. VIVAM AMIGOS E CAMARADAS.NESTE MARAVILHOSO DIA 25 DE ABRIL,CONTINUO A ESPERA QUE ALGUNS ESQUECIDOS ME CONFIRMEM A PRESENÇA NO CONVIVIO NO DIA 3 DE MAIO.ORGANIZEM-SE.JA HA CARROS COM AMIGOS E OS ALGARVIOS ALUGARAM UM AUTOCARRO.UM ABRAÇAO .VIVALDO

    ResponderEliminar