28 junho 2012

Convívio 2008

                                       Por:   Amândio Baptista

Como no blog não consta absolutamente nada sobre o almoço/convívio de 2008 organizado pelo "nosso cabo José Luis Marques de Carvalho" em Marinhais, convém introduzir as fotos que julgava perdidas mas que vim a recuperar recentemente.
Relativamente às fotos do nosso tempo em Moçambique, apesar de poucas, tenho algumas que talvez possam contribuir para documentar o nosso blogue.
Dentro do possivel, a partir de agora, estarei mais disponivel para poder participar.
Abraço, Amândio Baptista

 

 


25 junho 2012

Fotos com desafios à memória... e um apelo !!!


 Por: F. Santa   

 
Aqui vai mais uma foto para testar aqueles com mais memória e adivinhar o nome de cada um deles. Vamos lá! É um desafio! A minha não dá, portanto fico de fora. A única coisa que me parece é ser  no Lione.


Eis o nosso Furr. Paulo com algum armamento apanhado na altura ao nosso inimigo. Será assim?


A próxima foto é o Furr. Paulo e ao seu lado direito parece ser o Furr. Natário. Será? De resto não estou a conhecer mais ninguém nem do que se trata. Haja alguém que se prenuncie!



Agora para os "preguiçosos" da nossa companhia que vêem o nosso blog e que não ganharam ainda coragem para contar as suas histórias, vá lá, já é tempo de a ter e começar já! Não custa nada e a malta agradece. É preciso é boa vontade e com boa vontade tudo se resolve! (Os contactos estão na margem direita desta página)

  Para todos em geral um grande abraço do Santa.


23 junho 2012

"In memoriam" 24-06-1969



Lembramos o companheiro

 JOAQUIM MARCELINO

 que tombou no ataque ao Luatize,
 na noite de S. João de há 43 anos

(Esta foto
 - na ponte sobre o Luatize -
foi feita no próprio dia
do ataque que o vitimou.)
  
Sobre a nossa aventura no Luatize relembre algo do que já se escreveu
 clicando aqui,    aqui  e  aqui

21 junho 2012

"In memoriam" 21-06-1969

Lembrando os companheiros Daniel V. Vitorino e José F. Oliveira, que morreram no desastre do Zambeze há 43 anos.
 Do Vitorino veja aqui a foto. Sobre a tragédia podemos reler o que foi publicado no blog em 2009 e 2010  ("clique" para ver).

19 junho 2012

Operação Perdida

Por: Avelino Torcato Pereira "Choné"

Era da parte da tarde do dia 26 de Fevereiro de 1969 em Lione. 
O pessoal encontrava-se todo à volta do campo de futebol a assistir entusiasmado a uma animada partida entre dois pelotões quando, de repente, começámos a ouvir ao longe, mais precisamente na serra que ficava virada para os lados de Chala, o som do rebentamento de granadas.
A malta apanhada de surpresa e sem perceber bem o que se estava a passar deitou a correr a toda a pressa para dentro do quartel a fim de se abrigar. Já refeitos da surpresa e só  concentrados naquela zona  e no impacto dos projéteis deu para perceber que eram granadas de canhão sem recuo que eles usavam e só  podiam  ser-nos  dirigidas, apesar de rebentarem a uma certa distância  do aquartelamento. Foram  sete rebentamentos que nos deixaram perplexos e "à rasca".
Ainda bem que o IN não sabia manejar tal ferramenta, caso contrário a tarde de futebol podia ter sido sangrenta. 
(Foto tirada dentro do quartel avistando-se ao longe a zona onde foram feitos os disparos - Viagem a Moçambique de A.Castro-2010)

Na altura o assunto foi muito discutido e, ainda hoje, sempre que nos reencontramos voltamos a trocar impressões, pois há quem defenda que era só para assustar a tropa por causa das boas relações que mantinhamos com a população de Lione e também porque seria arriscado apontarem as granadas na direcção do quartel pois podia atingir a aldeia que era ao lado.
Foi por causa deste "ataque" do IN que nos foram dadas instruções no sentido de avançarmos num reconhecimento àquela zona. E, assim foi feito, tocou ao meu pelotão (1º) juntamente com outro que agora não me recordo.  Entretanto, já não me lembro bem como foi, mas entregaram-nos um tipo para servir de guia e  para  nos levar até ao local o mais depressa possivel.  Só que o guia, quanto a mim, estava feito com o IN e fez-nos andar às voltas do objectivo de propósito para atrasarmos o mais possivel a chegada à base e assim dar-lhes algum tempo para se porem em fuga, evitando o confronto directo.
Isto durou bastante tempo, julgo que 2 dias. Finalmente, já muito cansados, o tipo lá nos dirigiu ao local.  Era uma vereda com alguns abrigos e palhotas e havia  indicios de ter havido fogueiras acesas, sinal que o IN tinha abandonado o local há pouco tempo.
Imediatamente montámos segurança e iniciámos as buscas acabando por encontrar os invólucros das granadas que ouvimos rebentar.
Deitamos fogo às palhotas e destruímos o local deixando a base inutilizada.
Ao fim de 3 longos dias após o inicio da operação regressámos a Lione com o material apanhado, cansados, massacrados, com fome e sem dormir há 2 noites. Logo à chegada a primeira coisa em que pensámos foi vingar-mo-nos do "trafulha" do guia por nos ter enganado de propósito ao fazer-nos andar às voltas e sem rumo.  E a nossa indignação era ainda maior porque  o fulano nos gozou, pois sempre que lhe perguntávamos quanto tempo faltava para chegar à base, respondia: "Patrão é já ali, demora o tempo de 1 cigarro" , enquanto estendia a mão.  E nós iamos na conversa dele e dávamos o cigarro.  E foi cigarro atrás de cigarro que o gajo fumou para aí 2 maços de tabaco à conta da malta, até se resolver nos levar ao destino daquela operação.
Foi então que alguém se lembrou, ao olhar para o forno aceso do padeiro, de meter o infeliz lá dentro. E, quando já ia no ar para lhe enfiar as pernas na portinhola do forno em labaredas, surgiu de repente o nosso Capitão a gritar da porta do gabinete e a dar por terminada a vingança, ficando esta sem efeito. 
Quanto ao coitado do guia já não me lembro do que lhe aconteceu. Na melhor das hipoteses terá ido parar à PIDE em Vila Cabral.
(Foto do álbum do Paulo Antunes:   Material apreendido ao IN pela CCav.2415. Vê-se alguns dos invólucros descritos no texto)

ESTE EPISÓDIO TERÁ CONTINUAÇÃO NUMA PRÓXIMA OPORTUNIDADE A QUE CHAMAREI:  "O DIA QUE NÃO VIVI".   -  Avelino Torcato Pereira "Choné" -

           (Nota: O texto destas "memórias" já me tinha sido entregue para publicação no blog algum tempo antes do incidente recente acontecido ao seu autor. A.Castro)                           


15 junho 2012

Ecos do convívio de 2012 ...

Por: F. Santa


Não podia deixar passar sem lembrar a presença carismática do nosso camarada Choné (é assim que ele quer que o tratem) ao centro na foto acima. Um camarada que tem muito para contar sobre a nossa companhia, tem uma memória de fazer inveja a qualquer um. Um abraço para ti, Choné! Eras o mais bem vestido do convívio! (Estou a brincar...)

Na seguinte... costuma-se dizer que por detrás de um homem está uma grande mulher, e neste caso não só, mas também um grande neto (ao centro da foto).
A minha mulher na ajuda da organização dos três convívios, o meu neto na informática, pois é ele que me ajuda no envio dos textos para o Soares para ele depois os meter no nosso blog. Eu já estou velho para computadores...
 



 
Lembrando a carta de amor do nosso camarada Paulo Antunes: assim se vê quantas coisas ficam por contar. Relíquias como estas estarão no baú de muitos e   poderiam muito bem saltar cá para fora para nos deliciar! Assim haja vontade para isso! O nosso blog precisa destas coisas para se manter vivo, e, ao mesmo tempo, alegrar as nossas mentes.
O nosso blog é o jornal da nossa guerra, e da nossa “BRIOSA”, que nos mata a sede que sentimos do passado em que fomos companheiros, amigos e irmãos! Que bom seria se todos aqueles que têm computador, ou os seus filhos ou netos, usufruíssem dele para compartilhar fotos e histórias dos momentos que passamos nossa Companhia e no teatro de guerra!  AINDA VÃO TODOS A TEMPO!

Um abraço.

Santa

11 junho 2012

Transmissões - Os "rómios" ...


Por: F. Santa

Esta foto e as seguintes foram gentilmente cedidas pela A.D.F.A. de Famalicão. Outras se seguirão!






Espero que haja alguém de transmissões que dê uma palavrinha sobre estas relíquias! Pois há jovens que ficam com a curiosidade de saber algo sobre coisas que fizeram parte da guerra.



               Um abraço.
Santa.

04 junho 2012

Cartas de amor, mais uma .......

DECLARAÇÃO DE AMOR À SUA NAMORADA EM TERRAS AFRICANAS 
   Por: Paulo Antunes (O pinga-amor da caserna)



01 junho 2012

Convívio 2012

Seria uma falta imperdoável que neste convívio fosse esquecido o nosso grande amigo Soares,  habitual companheiro destas reuniões.  Digo esquecido pois, se repararem bem, ele não "dá a cara" em nenhuma das muitas fotos tiradas durante o excelente convívio/almoço.    
E a razão disso é de fácil explicação, por ser ele o habitual reporter fotografico sempre ao serviço do nosso blog, com o sacrificio inerente que tal acarreta, pois enquanto ele vai disparando os outros vão petiscando. 
Mais vale tarde que nunca, ora cá está o amigo Soares, junto dos seus mais directos convivas, aparentando a boa disposição que o momento requeria.