24 maio 2011

A guerra ao vivo


O "filme" de hoje (da autoria do M Magalhães) é diferente dos que vimos até agora: este é mesmo no "teatro de operações". Ao que fui informado, a cena segue-se a uma emboscada perto de  Nova Viseu, no trajecto de Vila Cabral para Tenente Valadim. Sendo assim, os factos aconteceram em 11 de Outubro de 1969 e provocaram um morto (o cabo Rodrigues) e vários feridos graves. Daí a presença do helicóptero e o apoio do T6. 
Como eu, ao tempo, já me não encontrava na Companhia, gostaria que os que participaram nos ajudassem com as suas recordações. 



3 comentários:

  1. Foi mesmo logo à saída de Nova Viseu, onde tinhamos dormido. Na noite que precedeu estes acontecimentos, tivemos um espectáculo de variedades, dado pela Companhia de Engenharia, que estava em Nova Viseu. Foi um espectáculo, memorável, tal a qualidade que conseguiram! No dia seguiente, poucos quilómetros depois de termos saído qo quartel de Nova viseu, aconteceu uma emboscada e depois seguiu-se isto que podem ver no filme, que então fiz! Lembro-me que o Alcino e o Capitão íam na Berliet, da frente e há um tiro que passou entre os dois, pois ficou bem marcado no assento da viatura! Se íamos os 3 juntos, como muitas vezes era hábito.............certamente que algum de nós poderia ter tido algum problema.......
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Vi este vosso filme com muito interesse pois o meu pai foi piloto em Nova Freixo e Vila Cabral entre 1968 e 1970 portanto é bem possível, embora improvável, que fosse ele a pilotar o T6 o ou Dornier 27 que as imagens mostram.
    Estou a fazer um mestrado cuja tese será o início de um livro sobre estes tempos em Moçambique e todo o contexto. Tenho que fazer uma apresentação do projecto em formato de filme e para tal gostaria de pedir autorização para utilizar este filme. Pode ser?
    Se tiverem mais elementos sobre o caso teria muito interesse em sabê-los.
    Cumprimentos,

    Catarina Aleixo (filha do já falecido Furriel Piloto Miliciano Manuel Aleixo)

    ResponderEliminar
  3. A autorização para o uso das imagens é total!

    Esclareço que por erro começaram a escrever como local ou zona "Chiconono"! Está errado, muito embora tenha sido também no Niassa. O local das evacuações aéreas, feitas na "picada", foi a poucos quilómetros de um local que se chamava "Nova Viseu" (Mtelela?), onde tinhamos dormido, na estrada que vindo de Vila Cabral, actualmente Lichinga, se dirigia a Luatize e Tenente Valadim que actualmente julgo se chama "Macaloge".

    Gostava de ter conhecimento, se possível, da evolução do seu trabalho, que me parece ser muito interessante.

    As imagens que na altura registei em filme de 8mm, referem-se às evacuações dos feridos após uma emboscada no local que referi, estrada essa que estava a ser objecto de alguns trabalhos, por parte de uma Companhia de Engenharia.
    A data, penso que foi certamente em 10 de Outubro de1969, quando a companhia de Cavalaria a que pertenci, estava estacionada (acampada) junto do Rio Luatize, onde também foi atacada no Dia de S. João.

    Se pretender qualquer outro esclarecimento, contacte-me que se eu souber e puder terei o maior gosto em colaborar consigo.

    Cumprimentos

    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar