23 julho 2010

E já lá vão 42 anos !!!

23-07-1968



Vera Cruz

« O barco vai de saída
Adeus ó cais de alfama 
Se agora vou de partida
Levo-te comigo ó cana verde 
Lembra-te de mim ó meu amor
Lembra-te de mim nesta aventura
P´ra lá da loucura
P´ra lá do equador
...
...
Que boa vida era a de Lisboa! »
(Fausto -modif)

« Já lá vai Pedro Soldado
num barco da nossa armada
e leva o nome bordado
num saco cheio de nada.

Triste vai Pedro Soldado.

Branda rola não faz ninho
nas agulhas do pinheiro
nem é Pedro marinheiro
nem no mar é seu caminho.

Nem anda a branca gaivota
pescando peixes em terra
nem é de Pedro essa rota
dos barcos que vão à guerra.

Nem anda Pedro pescando
nem ao mar deitou a rede
no mar não anda lavrando
soldado a mão se despede
do campo que se faz verde
onde não anda ceifando
Pedro no mar navegando.

Onde não anda ceifando
já o campo se faz verde
e em cada hora se perde
cada hora que demora
Pedro no mar navegando.

E já Setembro é chegado
já o Verão vai passando.
Não é Pedro pescador
nem no mar vindimador
nem soldado vindimando
verde vinha vindimada.

Triste vai Pedro Soldado.
E leva o nome bordado
num saco cheio de nada. »

(Manuel Alegre)  

Nos meus papéis encontrei esta relação do pessoal da nossa Companhia. Foi elaborada em Lione, e o companheiro Dimas Pinto é que saberá a que fim se destinava. Provavelmente era anexo de uma Ordem de Serviço. Pensou que corresponderá, com exactidão, ao pessoal nosso que embarcou no Vera Cruz há 42 anos. Para ler, terão de "clicar" nas imagens ...

=1=
=2=
=3=


.

(veja aqui a comemoração do ano passado...) 
         

Sem comentários:

Enviar um comentário