20 abril 2010

Missão de MASSANGULO

Por: F. Santa

Quem da C. 2415, se lembra, pela pior das razões, da missão de Massangulo?
Pois é. Foi aqui que se realizaram os funerais do Furriel Santos e do Sargento Carvalhito de saudosa memória.
  Amigo Soares. Já  que aprecia a poesia do nosso camarada Capitão Calvinho, aqui vai mais uma, agora que se aproxima o 25 de Abril. É dedicada aos camaradas deficientes:


  Tu és um grito poema 
saltando de uma garganta
      garganta escrava que foi
      garganta liberta que é!
      Tu foste o motivo que causou.
      Tu foste a causa que motivou
      A libertação que eu poema
      sinto e sou!
      Tu companheiro
      foste o mal necessário
      sem qual
      não teriam despertado
      os capitães de Abril!
      Sem ti Companheiro mutilado
      muitos…..mas muitos soldados
      seriam sacrificados
      nestes dois anos de Abril!
       Eu sou um poema inteiro
      não mutilado
      porque sou feito de ti
      do sinistrado
      da viúva, do órfão
      e trabalhador
    explorado!
---Tu és um símbolo:
    não de fascista,
    nem de explorador!
    Tu tens toda a raiva que eu tenho
    de ofendido, oprimido,
    colonizado!
    Eu sou um poema sentido
    porque sou feito de ti!
     Tu foste peça
    d’armamento
    e como instrumento
     matámos!
     Mas quando matámos
     e vimos correr o sangue vermelho
     dum Povo negro
     Acordámos!
     E quando acordámos.
     Não vimos só que as gaivotas eram livres!

----Renascemos

      E ao renascer
      despertámos muitas gentes
      surdas e endurecidas!
---Tu camarada
       deste-me a mim, poema
       a cor do sangue
       que rasgou a alma dum soldado!
---E eu poema,
       feito de ti,
       não minto quando digo
       que, não foras tu;
       se não tivesse em mim
       as tuas carnes decepadas
       Abril:
   teria sido só Abril
com trinta escravas madrugadas!                                                            
                                                
                                                           CAPITÃO CALVINHO
QUE TAL?                                                                    
EX. Furriel Santa.





Sem comentários:

Enviar um comentário