03 janeiro 2010

"TOQUES" MILITARES

Em Maio de 2009 coloquei aqui no blog uma curiosidade que reproduzia os famosos toques que regiam a vida nos quartéis. É claro que no "mato"  a vida não andava tanto ao som do clarim... 
Como, entretanto, me parece que essa ligação deixou de funcionar, e, como se costuma dizer, "o vagar é engenhoso", para mais, nestes dias chuvosos que não nos aconselham a sair de casa, aqui ficam alguns sons que, agora que nos não obrigam a obedecer, até poderão despertar alguma nostalgia ...




Servirá também para recordar os nossos "clarins", o Frasquilho Ângelo, o F. Rebelo Lourenço e o Liberato Pais, se um apontamento que consultei está correcto...  E quem é que se recorda de um camarada, que, com um pedaço de mangueira, imitava tão bem o toque para o rancho?

Nota:  Se tudo correr como o previsto, ao "clicar" em cada um dos toques, deverá abrir uma "janela" e ouvir-se o som respectivo. Se não acontecer, algo correu mal ...(Não há direito a indemnização!!!)
Esclarecimento: Esta colecção de toques (que não é completa, como repararão...) foi organizada por Para-quedistas, para quem vai todo o mérito. Pesquisando encontrei comentários de que não serão exactamente iguais aos do "nosso" tempo, com especial referência para o toque de alvorada, que seria muito mais rico e difícil de executar... enfim, tudo muda !!! 
Não resisto à tentação de deixar aqui uma magnífica interpretação, por Orquestra, do magnífico (para mim...) Toque do Silêncio, graças às maravilhas do YOUTUBE:




9 comentários:

  1. Carissimo Soares, O amigo é simplesmente um génio! Não imaginaria nunca voltar a ouvir, tão ao longe, a uma distância de 4 décadas, estes sons que ainda se mantêm vivos. Ouvi um por um e quase me perfilei para uma atitude mais solene!
    Fique tranquilo, pois os "seus" toques estão todos técnicamente perfeitos e afinados!
    Seria bem bom que os clarins da nossa guerra, que indicou, tomassem conhecimento da homenagem que lhes acabou de prestar.
    Por isto e por tudo o mais que tem feito em prol deste blog das nossas memórias, e julgo que em nome de todos, é condecorado com o prémio "carreira"! Na passagem por aqui, segundo as indicações do Total de Visitas, de 10 000 "curiosos", este prémio fica-lhe muito bem e é-lhe devido por inteiro.
    Que neste novo ano a inspiração e a vontade de ser util e solidário não se apaguem.
    Um grande abraço de amizade a todos e em especial ao meu cada vez mais amigo Soares.

    ResponderEliminar
  2. A.L.SAMEIRO07/09/11, 09:59

    QUEM NÃO SE LEMBRA DA P..... DA CORNETA!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  3. olá, Gostaria de saber se é possível fazer download dos toques. O Objetivo é utilizar em retiros e acampamentos, com todo o respeito, é claro.

    Agradeço atenção

    Gabriela

    ResponderEliminar
  4. ESTE TOQUE DO SILENCIO,JÁ POR SI É MARAVILHOSO.---MAS ESTA INTERPRETAÇÃO FEITA POR UMA CRIANÇA É SUPER ESPECTACULAR,...ELA É UM GÉNIO..DESEJO-LHE OS MELHORES SUCESSOS.---MUITOS PARABÉNS

    ResponderEliminar
  5. cOMO GRAVAR ESTES MARAVILHOSOS TOQUES ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso envia-los por email para ti.
      O meu email é vpcosta@netcabo.pt

      Eliminar
  6. Que belo trabalho e que tão distantes recordações !!! Obrigado.
    Fui militar nos Dragões de Angola de 63 a 66.
    No final do dia para encerramento dos trabalhos havia um toque que salvo erro era designado por "toque de ordem". Não é nenhum destes ?

    ResponderEliminar